CMS Dr. Mario Rodrigues Cid

Rua Matureia, s/nº - Cosmos - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23060-050 | ☎ Telefone: (21) 3402-4179
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08 às 12h
Diretora: Luciana Fernandes | CNES 2269562 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Projeto Terapêutico singular - Academia Carioca

Projeto Terapêutico singular - Academia Carioca

Nessa terça- feira 25/02/2014 a Acadêmia Carioca do CMS Dr. Mario Rodrigues cid realizou uma atividade em conjunto entre Profª Claudia, T.O Leila e Nutricionista Luciane para orientar os usuários portadores de Diabetes nos cuidados necessários.

T.O Leila Orientando sobre os cuidados com o pé diabético.


Nutricionista Luciane falando sobre alimentação saudável.

Profª Claudia falando sobre os benefícios da atividade física no tratamento de DM.





Orientação para Prevenção de DST's com o RAP DA SAÚDE e Eq. de Saúde Bucal

Orientação para Prevenção de DST's com o RAP DA SAÚDE e Eq. de Saúde Bucal

Ontem dia 27/02/2014, o grupo RAP DA SAÚDE, juntamente com a Equipe de Saúde Bucal, fizeram uma ação nos estabelecimentos locais, sobre a conscientização sexo seguro e o uso da camisinha.

Demonstração sobre o uso do preservativo

Orientação à funcionária

Eq. de Saúde Bucal, Rap da Saúde, e os funcionários.

Orientação à população

Stand com os kits para o carnaval


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Visita domiciliar em parceria com AVS

Visita domiciliar em parceria com AVS

As visitas domiciliares assumem papel fundamental na organização do trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Ao fazer a visita, é feito a orientação constante ao paciente sobre cuidados pessoais e com o domicilio, a fim de que seja feita a cobertura de todo o território . Constantemente as visitas são realizadas em parceria com os AVS, sempre que percebemos qualquer sinal de foco no território.




AVS André, procurando foco de mosquito no domicilio



Larva de mosquito encontrada no domicilio


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vacina contra HPV passa a fazer parte do calendário de vacinação

Vacina contra HPV passa a fazer parte do calendário de vacinação


A partir deste ano, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março. A vacina estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, mas o Ministério da Saúde está incentivando secretarias estaduais e municipais de saúde a promover, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas.
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas para que o Ministério da Saúde tenha controle de que todas as doses serão aplicadas. As 36 mil salas de vacinação em todo o país, além de escolas públicas e privadas, vão estar envolvidas nessa campanha.
A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “Vacina contra o HPV é medida preventiva, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações”, alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues.
O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV. A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.

Fonte: http://blog.planalto.gov.br/vacina-contra-hpv-passa-a-fazer-parte-do-calendario-de-vacinacao/

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde lança aplicativo que integra Samu ao Facebook

Ministério da Saúde lança aplicativo que integra Samu ao Facebook


App permite acionar Samu com apenas um toque no Smartphone.
Medida irá 'diminuir resposta nos atendimentos', diz ministério.

Ministério da Saúde apresentou nesta quinta-feira (30) um aplicativo que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com apenas um toque na tela de smartphones, tablets e na página do serviço no Facebook. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha em visita à feira Campus Party Brasil 2014, que acontece até domingo (2) em São Paulo.
De acordo com o ministério, a criação do aplicativo, que se conecta à rede social Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo Waze, tem como objetivo "diminuir o tempo de espera para cada atendimento realizado, com mais transparência". Os testes serão realizados no carnaval de Salvador e na Copa do Mundo no Brasil.
Ao solicitar o serviço, além de chamar a ambulância facilmente, o usuário poderá ter auxílio do mapa do trajeto percorrido pela ambulância até a chegada ao local do atendimento.
O aplicativo pode ser acionado pelo site "samuemergencia.com.br" (clique aqui para acessar) e exige ter uma conta no Facebook. Ao entrar no endereço, ele fará a conexão com a conta da rede social.
Será necessário, também, preencher informações sobre a saúde do usuário como, por exemplo, se ele tem plano de saúde, hipertensão ou diabetes. Os dados serão disponibilizados para a equipe que prestará o socorro. Também é necessário escolher familiares e amigos para serem avisados automaticamente em caso de emergência, ou seja, quando for acionado o serviço do Samu. O chamado também será registrado na página do usuário.
De acordo com o ministério, a medida deve diminuir o tempo de resposta para os atendimentos, "uma vez que o aplicativo fornece de forma automatizada e instantânea para o sistema todas as informações básicas que são solicitadas pelo técnico que atende ao chamado – os dados de identificação e localização precisos são enviados pela internet".
"Tenho uma preocupação muito grande que a gente possa ter soluções de TI para melhorar a transparência, para que o cidadão possa acompanhar melhor os recursos, o atendimento, como é que é feita a cobrança. Então, estamos lançando esse aplicativo e esperando que vocês [participantes da Campus Party] possam dar sugestões, aperfeiçoar ou criar outras soluções", disse o ministro em nota divulgada no site do Ministério da Saúde.

Infográfico

3 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Matureia, s/nº - Cosmos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3402-4261

Tecnologia do Blogger.