CMS Dr. Mario Rodrigues Cid

Rua Matureia, s/nº - Cosmos - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23060-050 | ☎ Telefone: (21) 3402-4179
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08 às 12h
Diretora: Luciana Fernandes | CNES 2269562 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Conheçam o Cegonha

Conheçam o Cegonha








Iniciado em março de 2011, o Programa Cegonha Carioca tem o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal. No Cegonha Carioca a grávida sabe em que maternidade vai ter o seu bebê já no terceiro trimestre de gravidez, recebe enxoval para o recém-nascido e, futuramente, poderá contar com ambulâncias para transporte até a maternidade na hora do parto.
.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Concurso de Blogueiros, 3º lugar foi nosso!!!

Concurso de Blogueiros, 3º lugar foi nosso!!!



Hoje dia 28 de janeiro foi a Final do Concurso de Blogueiros das Clinicas da Familia do RJ, que aconteceu no Centro de Convenções Sul América, Cidade Nova, estávamos alegres por termos sido indicados para as  categorias "Melhor Video" e "Criatividade", mas não só fomos indicados como também saímos de lá vencedores.
Isso mesmo, ganharmos em 3º lugar em ambas as categorias e nos sentimos vitoriosos e satisfeitos,  nosso 3º lugar valeu como 1º, foi o reconhecimento de nossos esforços e trabalho em equipe...

Tivemos como apresentador da categoria melhor vídeo nada mais nada menos que nosso querido Subsecretário de Atenção Primária Dr. Daniel Soranz, o qual nos honrou entregando nossa placa de 3º melhor video, que também para a nossa alegria tivemos como 2º e 1º lugar respectivamente, as Clinicas da Familia também da AP 5.2, que foram elas CMS Manuel de Abreu e CF Davi Capristano.

Parabenssssssssssss!!!!! AP 5.2                

Parabénssssssss!!!! CMS Mario Rodrigues Cid... Ganhamossssssssssssssssssssssssssssss

Valeuuuuu!!!!!

Categoria Melhor Video, só deu AP 5.2.


















terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rio tem o menor índice de infestação do Aedes aegypti

Rio tem o menor índice de infestação do Aedes aegypti

      Boas noticias, segundo reportagem a seguir da Exame.com, o Rio de Janeiro tem o menor índice de infestação do Aedes Aegypti. 
        Significa que nossas mobilizações estão surtindo efeito. Legal né!!!

       


Rio de Janeiro – No primeiro levantamento do ano sobre o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no município do Rio de Janeiro, o risco de infestação ficou em 2,3%. O resultado foi o mais baixo desde 2005, disse hoje o superintendente de Vigilância em Saúde do município do Rio, Márcio Garcia.

Apesar da pesquisa apesar um índice menor de infestação do mosquito, o superintendente não descartou a possibilidade de uma nova epidemia de dengue no município. Ele explica, que o número de casos da doença aumentou, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Também hoje, a secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio apresentou o balanço da doença em todo o município, que registrou na última semana, seis novos casos de dengue, totalizando 532 notificações este ano. Desde o mês de agosto do ano passado não foi registrada morte por dengue na cidade.

Já a Secretaria de Estado de Saúde informou em seu balanço semanal que foram notificados 1.270 casos suspeitos de dengue no estado. A secretaria ressaltou que no município de Niterói, região metropolitana, foi confirmada a presença do vírus tipo quatro.
Leia na integra: 

Mais de 700 profissionais já se cadastraram na Força Estadual de Saúde

Mais de 700 profissionais já se cadastraram na Força Estadual de Saúde

A Força Estadual de Saúde já registrou 713 inscrições durante a primeira semana de cadastramento na Internet. Este total de profissionais de saúde inclui 21 médicos, 14 odontólogos, 10 nutricionistas, 190 enfermeiros, 190 técnicos de enfermagem, 58 auxiliares de enfermagem e 18 técnicos de radiologia.
O formulário de cadastro está disponível na página da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) na Internet (www.saude.rj.gov.br) e, desde quarta-feira (18), também no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). 
A Força Estadual de Saúde foi criada por decreto no dia 10 de janeiro para entrar em ação em situações emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos. O objetivo é monitorar, orientar tecnicamente o envio de insumos, profissionais, recursos e, se preciso, hospitais de campanha às localidades afetadas. A Força já está apta a ser convocada. 
Dúvidas sobre as inscrições podem ser enviadas para o email: cadastrados@saude.rj.gov.br.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Calendário de Imunização Infantil Terá Mais Duas Vacinas

Calendário de Imunização Infantil Terá Mais Duas Vacinas



A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização das crianças. As novidades são a inclusão da vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças e substituirá a tetravalente.A entrada no calendário de imunização da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista. A diferença entre as duas é que a vacina injetável usa o vírus morto e, a segunda, o vírus vivo atenuado (mais fraco).
Com a vacina antipólio injetável, o campanha contra a paralisia infantil em 2012 muda. Em vez de duas mobilizações nacionais contra a doença, na primeira etapa da campanha, prevista para 16 de junho, as crianças com menos de 5 anos de idade vão tomar a vacina oral, independentemente de terem sido vacinadas antes. Já na segunda fase, em agosto, os pais devem levar os filhos para tomar outras vacinas que estiverem atrasadas. Quem tiver perdido o cartão, pode procurar o posto, mesmo sem o documento, para atualizar as vacinas.
A injetável tem sido adotada em países sem registro de casos de pólio. O Brasil não tem caso da doença há mais de 20 anos. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que as nações mantenham a vacinação oral até que a pólio seja eliminada em todo o mundo. Em pelo menos 25 países, o vírus continua a circular e a doença é considerada endêmica.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conheça esta Estória Janeiro/12

Conheça esta Estória Janeiro/12


DR. MARIO RODRIGUES CID



Formado em 1970 pela Faculdade de Ciências Médicas, hoje UERJ, especializou-se em Nefrologia e em Administração Hospitalar, tendo ainda acrescido o seu conhecimento com os Cursos de Obstetrícia, Cirurgia de Urgência. Cardiologia e outros
Foi Professor Assistente da UERJ e Capitão PM-Médico da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, na especialidade Clínica Médica, tendo sido responsável pelo Centro de Terapia Intensiva do Hospital da Polícia Militar e Chefe de Serviço de Clínicas do Posto de Assistência Médica do INAMPS em Niterói.
Prestou inúmeros benefícios de ensino e pesquisa à comunidade, vindo a falecer em 25 de julho de 1988.

19/01/2012 Visita domiciliar

19/01/2012 Visita domiciliar

Uma das rotina da Clinica da Familia é fazer a Visita domiciliar com os profissionais, nesta VD como é chamada, foi feita pela Fisioterapeuta Dra. Catia, a Auxiliar de Saude Bucal Claudia Valeria, acompanhadas pela Agente comunitária Michele.







Manual Cor ou Raça/Etnia no SUS

Manual Cor ou Raça/Etnia no SUS

  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Grupo IUBAAM

Grupo IUBAAM

Nosso Grupo de IUBAAM ( Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação), acontece as terças-feiras a partir das 10 h.

O Aleitamento Materno é importante  para a promoção da saúde do neonato e da criança,  especialmente,  nos primeiros anos de vida, o que repercute na redução da morbimortalidade infantil.

Neste grupo orientamos as futuras mamães a importância do aleitamento materno, entre outros cuidados importantes ao desenvolvimento do neonato.




Equipe IUBAAM

Futuras mamães

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

06/01/12 - 1ª Caminhada contra a Dengue em 2012

06/01/12 - 1ª Caminhada contra a Dengue em 2012

No dia 06 de janeiro aconteceu a 1ª  caminhada contra a dengue do ano, saímos pela comunidade para conscientizar a população o quanto é importante mantermos os locais livres de águas paradas, para assim evitarmos a proliferação de focos do mosquito.

Caminhando


Achamos um foco

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Com risco de epidemia, Rio declara alerta máximo contra a dengue - Reportagem do Jornal Bom Dia Brasil

Com risco de epidemia, Rio declara alerta máximo contra a dengue - Reportagem do Jornal Bom Dia Brasil

A epidemia de 2012 deve ser parecida com a de 2008, o que coloca a cidade em situação de alerta', explica o subsecretário de Vigilância da Secretaria de Saúde, Dr Daniel Soranz.

Rio de Janeiro está em alerta máximo. Saiu o balanço municipal da dengue e a notícia não é nada boa. Em 2011 foram, em média, 200 pessoas infectadas todos os dias, e a previsão para 2012 é ainda pior. Segundo a prefeitura, o Rio de Janeiro pode ter a mais grave epidemia da história, mais violenta do que 2002 e 2008, quando o número de casos ficou em torno de 150 mil.


Para ver a reportagem na íntegra clique aqui.



Reportagem do Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo - Edição do dia 05/01/2012

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Jovens precisam se vacinar

Jovens precisam se vacinar

Prefeitura do Rio amplia imunização contra hepatite B para cariocas de até 29 anos

Rio - A partir de hoje, qualquer pessoa com até 29 anos de idade já pode garantir imunização gratuita contra hepatite B nos postos de saúde e Clínicas da Família do município do Rio. Até o ano passado, a vacina estava disponível somente para pessoas com até 24 anos de idade. 

Com a medida, o Ministério da Saúde pretende prevenir o surgimento de casos entre jovens e, principalmente, gestantes — a hepatite B pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação. 





“É uma ampliação de faixa etária muito importante. No Rio, teremos a capacidade de vacinar mais 300 mil pessoas. Nos últimos cinco anos, conseguimos imunizar dois milhões de cariocas”, afirmou o Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria de Saúde, Daniel Soranz.

Reportagem dia 03/01/2012

Nossa 1ª Reunião do Ano

Nossa 1ª Reunião do Ano

Aconteceu no dia 04 de janeiro de 2012, a primeira reunião geral do CMS Dr. Mário Rodrigues Cid,  uma reunião muito importante para o bom desempenho da Unidade neste ano que se inicia.

Aproveitamos para confraternizar com os colegas, e desejar boas férias a nossa diretora, que nos deixará por um mês apenas, mas deixando saudades, mesmo por um curto espaço de tempo.

Boas Férias Andréa!!! Curta de montão!

Não poderia faltar aquele lanchinho que é de praxe num evento tão importante.. rsrsrs


Diretora Andrea



Guloseimas




Apresentação




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conheça esta Estória 1

Conheça esta Estória 1

A origem do Sub-bairro Santa de Margarida


    Fernando Vidal Leite Ribeiro era assim que se chamava o Barão de Santa Margarida. Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, a 24 de julho de 1864. Era filho legítimo de Joaquim Vidal Leite Ribeiro e Alexina Amélia Caldeira de Andrada Fontoura, Barão e Baronesa de Itamarandiba.
    Seu pai descendia da família de José Leite Ribeiro (avô do Barão de Santa Margarida) que muito contribuiu para a evolução cafeeira do Rio de Janeiro no século passado. Daí surgiu toda uma estirpe de homens notáveis para a formação de uma nova cidade para Rio de janeiro, em sua maioria seleciona os trabalhos realizados por seu avô e logo depois por seu pai nos cafezais, cujos nomes estão ligados à história e benfeitorias de várias cidades fluminenses, tais como: Vassouras, Barra do Piraí, Barra Mansa entre outras.
    Fernando Vidal Leite Ribeiro passou sua infância entre Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Petrópolis e Friburgo. Em 1882 fez uma longa viagem a Europa, só interrompida com a morte de seu pai em 1883.
    Apesar de não haver uma formação acadêmica, era dotado de excelente cultura e possuía uma vasta biblioteca que com o tempo e as mudanças acabou se dispersando, devido este ocorrido passei a resgatar a história do bairro.
    Cassou-se com Margarida de Castro, a 24 de julho de 1884, na Matriz de São João Batista da Lagoa, no Rio de janeiro, com quem teve vários filhos, existindo ainda um grande número de descendentes diretos e indiretos. O Barão e a Baronesa casaram-se muito jovens, ele com 19 (dezenove) anos e ela com 18 (dezoito) anos completos, dentre os inúmeros convidados presentes a cerimônia estava o Visconde de Santa Cruz e Antonio Furquim Werneck.

    Criado num ambiente de verdadeiros fazendeiros do interior. Ainda jovem passou depois da República a conviver com pessoas ligadas à administração pública, entre as quais seu cunhado Sampaio Ferraz, então poderoso chefe de polícia do Rio de Janeiro.
    Foi agraciado com o título de Barão por decreto reconhecido pela Princesa Imperial Regente pelos serviços prestados ao Império. Sendo este título já decretado por D. Pedro II o Imperador do Brasil, conforme decreto de 21-07-1887 a favor de Fernando Vidal Leite Ribeiro, Barão de Santa Margarida.
    Em 05 de dezembro de 1890 aos 25 (vinte e cinco) anos de idade, foi nomeado Tenente-Coronel da Guarda Nacional, comandante do 4º Batalhão de Infantaria da Capital Federal, tendo à patente sido assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
    Foi um dos mais jovens titulares do Império, tendo sido herdeiro de apreciáveis recursos financeiros. Mais seus recursos já não eram tantos depois dos prejuízos que a família sofreu com a crise financeira do início da República, principalmente com a quebra do Banco do Brasil em 1901.
    Em 1912, passou fazer parte do Conselho da Caixa Econômica do Rio de Janeiro. Nos últimos anos de sua vida dedicou-se a Santa Casa de Misericórdia, na qual foi Mordomo da Tesouraria do Hospital Geral durante um longo período.
    Também dedicou com muito empenho na construção do hospital São Zacharias, pertencente à Santa Casa que em seu interior existe a Enfermaria Santa Margarida, onde ainda se vê um retrato da Baronesa, sua esposa. Encontra-se na secretaria da Escola Municipal Barão de Santa Margarida na zona oeste do Rio de janeiro seu retrato na parede como uma singela homenagem ao seu criador.
    Até a década de 1970, existia no alto de uma colina na atual Rua Coremas do citado sub-bairro Santa Margarida, uma grande casa de cor amarela, portas azuis, estilo fazenda com vários cômodos, possuindo um amplo varandão cujo terreno existia várias árvores de tamarindos espalhadas pelo quintal a gosto do Barão. Durante algum tempo esta grande casa foi ocupada pelo Barão e pela Baronesa que tempos depois serviu de escritório para o loteamento e venda dos lotes pela Cia Territorial Palmares.
    O Barão Fernando Vidal Leite Ribeiro faleceu em 15 de junho de 1936 e a Baronesa Margarida de Castro a 25 de abril de 1938 ambos no Rio de Janeiro, sepultados no Cemitério de São João Batista, jazido perpétuo nº 5507.

EXPLICATIVAS:

     No atual sub-bairro Santa Margarida existia uma linda fazenda produtora de laranja que depois foi desmembrada em lotes
idealizado pelo projeto de loteamento da Cia Territorial Palmares. Um de seus filhos, Armando Vidal Leite Ribeiro sendo administrador deste empreendimento sob o comando do Barão que tinha na época influencia na administração pública.
    O sub-bairro foi criado a mais de 35 (trinta e cinco) anos, há documentos de promessa de compra e venda de lotes desde 1939, período que ainda assolavam os grandes fazendeiros de uma grande crise devido à quebra da bolsa de Nova Iorque nos EUA. Este empreendimento só foi possível devido às grandes dificuldades que os fazendeiros passaram na época.    Hoje Santa Margarida possui 54 (cinqüenta e quatro) ruas, várias praças, 06 (seis) escolas públicas, 01 (um) posto policial, 01 (um) centro social urbano, 02 (dois) postos de saúde municipal, 01 (um) centro de recuperação de dependentes químico, 01 (um) asilo e (01) uma creche. Possui também iluminação pública nas ruas, um comércio local em expansão, uma Igreja Católica e várias igrejas protestantes.    O sub-bairro é considerado um dos maiores núcleos populacional, tem uma população enorme que na sua maioria dependente das atividades econômicas do bairro de Campo Grande e do centro metropolitano da cidade do Rio de janeiro.    Santa Margarida é uma subdivisão do Bairro de Cosmos, área da AP-5, XVIII Região Administrativa. Atualmente seus moradores lutam pela sua emancipação na administração pública para tornar em bairro da cidade do Rio de Janeiro, Santa Margarida ainda é um sub-bairro do bairro de Cosmos.
        

Para os meus amigos do Psf Santa Margarida I

Para os meus amigos do Psf Santa Margarida I



By: Leticia Alvarenga

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

27/12/11 - Ultima reunião do Ano

27/12/11 - Ultima reunião do Ano

Foi com clima de descontração que encerramos o ano de 2011, nossa última reunião foi bem divertida, havendo até uma dinâmica de grupo liderada por nossa Diretora/Gerente Andréa, onde cada o objetivo da dinãmica era sabermos se conhecemos nossos colegas de trabalho, somente pelos seu defeito e qualidade, sendo assim, cada um de nós tivemos que escrever um defeito e uma qualidade num pedaço de papel, este papel foi colocado dentro de uma bexiga, a bexiga  foi jogada para o alto, com este ato, todas as bexigas foram misturadas  e trocadas, ao estourarmos cada um sua nova bexiga, encontramos o defeito e a qualidade de cada colega, e com este dado, deveriamos descobrir a que colega a caracteristica se referia. Foi muito divertido!

Com uma longa análise entre criticas e  sugestões colocadas pelos próprios colegas, e com um saldo positivo no final, é que encerramos mais um ano de trabalho, com muita cooperação, dedicação e união entre a nossa equipe.

É com satisfação que podemos dizer que "Fizemos a diferença" em 2011!!! 

Se 2011 foi satisfatório, 2012 será perfeito!!!!



Dir. Andréa - Análise do Ano 2011




Todos Atentos

Dinâmica de Grupo
  












1ª Caminhada contra a Dengue de 2012.

1ª Caminhada contra a Dengue de 2012.



Somos Finalistas uhhuuuuuu

Somos Finalistas uhhuuuuuu


No dia 15 de dezembro 2011, saiu os finalistas  por categoria do Concurso de Blogueiros da Saúde da Família do Rio de Janeiro, e é com muita alegria que podemos dizer que - Estamos dentro... uhhuuuuuuuuuuuu...


Alegres por termos recebido esta noticia, podemos dizer que nos sentimos felizes só de sermos indicados, e ficaremos ainda mais felizes se ganharmos, pois o trabalho foi duro, e fizemos com muito carinho e perseverança,  e continuaremos a nos doar o máximo possível, para que este Blog seja nota 1000.







A todos os administradores dos  blogs indicados nossos Parabéns!!!!
Vocês fizeram um ótimo trabalho e saiba que estão maravilhosos, porém acreditamos veementemente 
que ganharemos.... rsrsrs

Olha nós aqui!





Aniversariantes de Janeiro

Aniversariantes de Janeiro



10 Jonatan
20 Michele
27 Elizabeth

Desejamos muitas Felicidades!!!


Infográfico

3 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Matureia, s/nº - Cosmos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3402-4261

Tecnologia do Blogger.