terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novembro Azul





Você sabia? 

- O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos;
- ele é responsável por 1 milhão de amputações ao ano;
- o diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.

O que é?

diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. Ela surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena). Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração. 

Já o diabetes tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60 a 90 dos portadores da doença sejam obesos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência Insulínica". O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina. 

Há também o diabetes gestacional, que é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.

Sinais e Sintomas:

- Muita sede;
- Vontade de urinar várias vezes; 
- Perda de peso; 
- Visão embaçada; 
- Infecções repetidas na pele ou mucosas; 
- Machucados que demoram a cicatrizar; 
- Fadiga (cançaso inexplicável); 
- Dores nas pernas por causa da má circulação. 

Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, até descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés. Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade. 


UM TOQUE QUE PODE SALVAR SUA VIDA
Assim como Outubro foi o mês do combate ao câncer de mama, em novembro também lutaremos contra uma doença que possui maior chance de cura se diagnosticada precocemente.



Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Matureia, s/nº - Cosmos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3402-4261

Tecnologia do Blogger.